O jardim de inverno é originário de países onde essa época do ano atinge temperaturas extremamente baixas. Ele surgiu como uma forma de desfrutar do convívio da natureza dentro de casa — quando o clima externo não permite passeios ao ar livre — e acabou se espalhando pelo mundo.
Se você se interessou por esse assunto é porque gosta de plantas, não é mesmo? Nós também acreditamos que esse recurso paisagístico pode trazer aconchego e beleza a um ambiente e, como bônus, valorizar ainda mais o seu imóvel.
Por isso, criamos este conteúdo, curtinho, mas com ótimas dicas para você montar um jardim de inverno em casa, em qualquer espaço e com um orçamento que cabe no seu bolso.
Confira essas ideias para montar o seu!
1. Jardim de inverno aberto
O espaço onde será feito o paisagismo fica livre de paredes e se integra aos outros ambientes. Ele pode ser feito embaixo de uma escada, na lateral de um corredor ou até mesmo como divisão entre dois ambientes. Você pode planejar um canteiro com terra ou usar vasos e pedras para compor o espaço.
Lembre-se de que, apesar de ficar em um local interno, é preciso que ele receba uma boa incidência de luz, seja de uma janela ou de uma claraboia. É preciso escolher as plantas mais adequadas e que precisem de pouca manutenção. Mesmo as espécies que gostam de sombra necessitam de um pouco de luz natural.
2. Área de luz com paredes de vidro
Nesse caso, o jardim ficará em um ambiente anexo, separado dos outros espaços por uma porta ou parede de vidro, permitindo assim que seja visto por quem está dentro de casa. Quando se trata de um apartamento, é possível montá-lo na varanda, seja no chão ou na parede.
O jardim de inverno em casa que seja anexo, pode ou não ter uma cobertura. É importante prever se há risco de alagamento e como será feito o escoamento da água da chuva. O uso de uma cobertura transparente ou translúcida, como as placas de vidro ou uma claraboia, podem ser uma solução e ainda permitir a iluminação do ambiente.
3. Jardim de inverno vertical
É uma boa opção para quem tem pouco espaço. O jardim vertical é bastante usado em sacadas de apartamentos, mas também pode estar dentro de casa. Contudo, é importante escolher bem a forma como ele será montado, para não gerar problemas de infiltração por causa da irrigação. Prefira colocar os vasos das plantas em painéis sobrepostos na parede, isso ajudará a controlar a umidade.
As plantas naturais são um ótimo recurso para manter os níveis de umidade do ambiente e ainda promovem conforto térmico. Você também pode escolher espécies com maior capacidade de filtrar e purificar o ar.
Não importa se você tem um espaço pequeno, inspire-se em imagens charmosas e dê um toque pessoal no seu jardim de inverno em casa. O resultado certamente será incrível!
Para buscar mais ideias e inspiração, siga nosso perfil no Instagram!