O seu condomínio merece o melhor, assim como os moradores que devem ter acesso às facilidades do mundo moderno na estrutura onde moram. Isso quer dizer que você, síndico, deve estar ligado nas inovações e tendências de tecnologia para condomínios. Pensando nisso, criamos este post, assim, em uma leitura leve e rápida, você se mantém por dentro do que o mercado tem oferecido como solução. Legal, não é? Se você se interessou sobre o assunto, mantenha-se atento nos próximos tópicos!
Vantagens da inclusão da tecnologia em condomínios
Tecnologia e facilidades na vida deveriam ser sinônimos, isso porque, considerando tudo o que há de novo no mercado, é possível melhorar tanto a nossa rotina geral quanto questões muito específicas.
O ponto é que, depois de você observar as 3 tendências tecnológicas no nosso post, você percebe o quanto a vida de todos os moradores e colaboradores do espaço pode melhorar. Veja uma lista rápida com as principais vantagens de utilizar a tecnologia em condomínios:
- agilidade nos processos;
- maior segurança;
- diminuição de custos;
- percepção e satisfação dos moradores sobre as melhorias no ambiente;
- melhoria no gerenciamento de setores.
Tendências tecnológicas que você precisa conhecer
O boom da presença de tecnológicas já está acontecendo. O que influencia essa aparição dos recursos inovadores é justamente o barateamento dos componentes, além do contato facilitado com a internet. É claro que aprimorar os serviços dentro do condomínio está ligado a tudo isso. Veja 3 das infinitas possibilidades de tecnologia para condomínios!
1. Porteiro virtual
Esse sistema é um apanhado de soluções audiovisuais que está interligado tanto à portaria do condomínio quanto a uma central externa. As vantagens de contar com um sistema tecnológico e com uma empresa externa para controlar o acesso são diversas. O que mais chama a atenção de quem instala o recurso, além da facilidade em chamar as autoridades em caso de emergências, é a economia. Afinal, o porteiro virtual se torna muito mais viável financeiramente que contratar um colaborador legalizado.
2. Automatização de tarefas
Que tal automatizar ações simples, como o acender e o apagar das lâmpadas? O que será que os moradores do condomínio achariam sobre o recurso? Certamente, teria a ver com aumento do conforto e praticidade.
A automatização já é tendência e serve como melhoria para diversos locais. No caso de um condomínio padrão, por exemplo, é possível configurar e ordenar as lâmpadas da garagem: você pode programá-las para acender às 17h e para apagar às 7h. Nessa sugestão é possível perceber, além da facilidade, a possibilidade de economia e maior segurança.
3. Sistema de geração de energia
Contar com esse tipo de sistema é a prova de que a tecnologia pode melhorar a maioria dos percalços que a vida pode apresentar. Nenhum morador terá que sofrer com a falta de luz, por causa de queda. Ofertar um sistema de geração de energia permite que os funcionários continuem trabalhando (portanto, não haverá prejuízos por conta de pausas forçadas) e que os moradores mantenham-se aproveitando do conforto das próprias casas.
Então, o que achou sobre as tendências de tecnologia para condomínios? Agora que você já sabe o que tem à disposição, vai ficar mais fácil cumprir a missão diária em tornar o funcionamento do condomínio ainda melhor e, dessa forma, ofertar uma experiência satisfatória e prática aos moradores.
Falando em experiência satisfatória, você sabe como fazer essa pesquisa entre os condôminos? Mantenha-se informado: siga a próxima leitura!