Reformar é sempre um assunto delicado para quem faz a gestão do condomínio. Sendo assim, o síndico e/ou pessoa responsável precisa garantir a regularidade de todas as ações. Nesse sentido, a comissão de obras em condomínios aparece como uma solução bastante eficiente, visto sua composição e atribuições.
Pensando na relevância desse assunto, preparamos este post para inteirar você sobre o que é essa comissão e quais são as suas funções. Ainda, vamos dar dicas de como formar a do seu condomínio e apresentar as principais vantagens de contar com ela. Que tal ficar por dentro? Continue conosco nesta leitura!
O que é a comissão de obras em condomínios?
A comissão de obras nada mais é que um grupo de pessoas que fica responsável pelo andamento das obras e reformas no condomínio. Essa comissão não cuida apenas de supervisionar a execução ou o direcionamento das verbas da reforma, por exemplo. Na verdade, essas pessoas cuidam de todos os assuntos ligados à obra, tomando decisões.
Para formar uma comissão de obras no condomínio, é necessário se atentar à necessidade, visto que não há previsão em lei desse tipo de instituição. Em outras palavras, você pode convocar uma assembleia extraordinária para determinar essa comissão assim que um reparo ou intervenção no condomínio forem necessários.
Quem pode fazer parte da comissão de obras?
Como dissemos, é necessário convocar uma assembleia extraordinária especificamente para instituir a comissão de obras. Caso não haja nenhuma determinação sobre quórum de votação nas normas do condomínio, o que vale é a maioria simples. Nessa assembleia, além da composição da comissão, os objetivos devem ser pautados.
Sendo assim, é preciso determinar quais são as atribuições da comissão, quais relatórios e projetos podem ser apresentados etc. Para compor a comissão de obras, o próprio síndico pode fazer indicações. O mais interessante é que sejam pessoas que podem agregar valor às obras, como arquitetos, engenheiros, construtores, administradores, contadores etc.
Quais são as principais vantagens?
O principal benefício de contar com uma comissão de obras em condomínios é quando a equipe é super especializada, de forma que o síndico pode contar com um apoio consultivo na hora de planejar, tomar decisões e decidir pelos aspectos técnicos. Por isso, é muito importante que a escolha considere a expertise dos membros da comissão.
Evita atrasos na obra
Sabemos que atrasos simbolizam grandes problemas quando o assunto é reforma. Além de colocar o direcionamento do dinheiro em dúvida, dá má fama ao síndico, deixando os condôminos insatisfeitos e causando transtornos a todos por muito mais tempo que o esperado. Isso mostra que a obra foi mal planejada e/ou é mal executada.
Sendo assim, a comissão tem um papel importante, pois ela ajuda o síndico a fiscalizar tudo que acontece. Auxiliando na escolha do prestador de serviços e designando prazos, esse grupo de pessoas colabora ativamente para o bem-estar e a satisfação de todos do condomínio.
Supervisiona o orçamento
As atribuições da comissão vão de acordo com o que foi determinado na assembleia constituinte. Entretanto, uma das missões mais importantes a serem abordadas é a auditoria. A negociação com o prestador de serviço e com os fornecedores, bem como a prestação de contas: tudo isso deve ser visto bem de perto pela comissão.
O orçamento financeiro deve ser cumprido à risca e a comissão pode ser responsável por gerar relatórios para o condomínio. A divisão de responsabilidade entre o síndico e a comissão de obras em condomínios, de forma que os interesses de todos sejam representados nas decisões, é o principal objetivo de fixar essa parceria.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Você tem algum esclarecimento ou informação valiosa para compartilhar conosco? Comente o post e converse a respeito!