Controlar o financeiro, atender os prazos prometidos, gerenciar equipes e prevenir acidentes que possam comprometer o trabalho. Essas facilidades chamaram a sua atenção? Saiba que há uma ferramenta de gestão que pode garantir tudo isso ao seu trabalho. O nome dela é cronograma de obra, e é sobre esse assunto que vamos conversar neste post.
Preparamos um apanhado do que você precisa saber sobre a ferramenta e disponibilizamos em tópicos fáceis de serem compreendidos. Ficou interessado? Então, siga a leitura e descubra muito mais sobre o cronograma de obra!
O que é cronograma de obra?
Depois de conhecer alguns pontos de facilidade que o cronograma de obra promete, fica difícil não querer saber o que ele é. Pois bem, essa estratégia pode ser definida como um planejamento do que precisa ser feito, construído com base em informações exclusivas da obra em questão, baseado em fatos e documentos importantes ligados à tarefa.
Por que investir nessa estratégia?
Consolidar as informações relacionadas ao trabalho garante uma melhor visualização do que pode ser feito, além de todos os outros pontos citados na introdução deste conteúdo (controle financeiro e de prazos, gerenciamento de equipe, prevenção de acidentes etc).
A vantagem, portanto, é ir além de apenas ter uma ideia do que pode acontecer. O cronograma garante saber exatamente o que deve ser feito, como e em qual ordem. Organizar as tarefas dessa forma, só agregar organização e clareza nos detalhes: pontos essenciais para um trabalho bem feito, concorda?
Como fazer um bom cronograma de obra?
Talvez você esteja pensando que essa ferramenta é trabalhosa para ser executada, já que garante tantas melhorias no decorrer do trabalho, mas não é bem assim. Leia os próximos pontos e entenda como é simples tornar realidade essa peça-chave do gerenciamento de obras!
Liste as atividades
O primeiro ponto que você deve resolver é listar todas as atividades que devem ser feitas durante a execução da obra, e levantar todas as tarefas que serão necessárias para viabilizar o projeto. Não se preocupe com a ordem em que os pontos aparecem na sua lista, o importante é que tudo esteja documentado.
Relacione as etapas
É nesse momento que você deve se preocupar com a ordenação das atividades: tudo deve seguir uma ordem lógica. Perceba que não é coerente instalar os batentes das portas se a parede não está totalmente finalizada. É válido também, para prezar a organização e clareza do documento, agrupar as tarefas em categorias (hidráulica, elétrica, alvenaria etc.).
Defina prazos e datas
Se você seguiu os passos até aqui, já sabe exatamente o que precisa ser feito e como cada ponto se relaciona. A partir daí, fica fácil entender quanto tempo a sua obra necessita para ficar pronta.
Está se perguntando como saber o prazo? Basta estimar as durações de cada processo! Além disso, considere os recursos disponíveis para a obra, compreendendo o que pode atrasar ou adiantá-la: dinheiro, equipe, disponibilidade de equipamentos, tempo de entrega de materiais e outros. Tudo isso precisa estar incluso no seu cronograma.
Pronto! Tudo está devidamente documentado! Para conquistar a organização, cumprimento de prazos e outras vantagens prometidas pelo cronograma de obra, é imprescindível que você e a equipe relacionada ao serviço estejam seguindo todas as etapas definidas no documento.
E então, gostou de conhecer o conceito do cronograma de obra? Nós, da Diretório, estamos sempre trabalhando para apresentar o melhor a você. Se quiser se manter atualizado sobre os materiais preparados pela gente, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!