Se você quer dar uma repaginada nos ambientes da sua casa, certamente considerou investir em novos móveis. Já se o seu caso tem mais a ver com montar uma casa nova, vai precisar colocar os melhores móveis em cada um dos ambientes. Independentemente da situação que você se encontra, é preciso decidir: móveis planejados ou sob medida?
Muitas pessoas podem responder que essas duas opções não são diferentes, mas neste post, a gente conta para você que há, sim, diferença e que esses pontos podem impactar os seus projetos de mobília. Então, é importante conhecer as diferenças entre as possibilidades para decidir qual é a melhor opção para sua casa.
Quer saber como escolher entre móveis planejados ou sob medida? Então, siga a leitura!
O que são móveis planejados?
Consistem em unidades moduladas combinadas por peças, com interferência da marcenaria, para que o móvel seja bem adequado ao ambiente. Geralmente, essas mobílias são pensadas e adequadas ao local por um projetista. É importante destacar que os móveis planejados são conhecidos por garantir uma boa adaptação em outros ambientes (caso você tenha que se mudar, por exemplo), já que os mesmos são feitos por módulos.
O que são móveis sob medida?
São aqueles feitos por marceneiros, geralmente as peças são fabricadas de maneira individual e montadas como um quebra-cabeça no ambiente. A adequação desse tipo de mobília ao local é bastante satisfatória, garantindo aos moradores um grande aproveitamento do espaço, mas há o contraponto de que o móvel pode não se adequar tão bem em outros ambientes.
Quais são as diferenças entre móveis sob medida e planejados?
Para conquistar uma noção mais clara sobre o assunto, podemos espelhar as diferenças em uma situação aleatória: imagine que, em vez de procurar móveis, você foi convidado para uma festa de gala e precisa de uma roupa perfeita para o momento.
Como opção para adquirir o seu traje, você pode considerar:
- ir a uma loja de departamento, se dirigir até o setor de roupas sociais e comprar um conjunto produzido em série (como é o caso de móveis prontos de lojas de magazine);
- ir a uma loja especializada e escolher roupas dessa categoria de traje. Nesse caso, você pode selecionar a camisa de uma marca, a calça de outra e por aí vai, determinando o que fica melhor em você (como é o caso dos móveis modulados);
- ir a um alfaiate, tirar as suas medidas e garantir que a roupa seja feita do zero. Nesse caso, você não vai lidar com um catálogo para escolher, mas sim, com rolos de tecidos, agulhas, linhas e um especialista (como é o caso dos móveis sob medida).
Pronto! Agora, você já sabe quais são as diferenças e pode responder ao questionamento inicial do texto: móveis planejados ou sob medida? Lembre-se de que, ao escolher, você deve considerar as suas necessidades e as da sua casa. Além disso, para atingir o potencial máximo do seu ambiente, é preciso contar com especialistas qualificados.
Nós, da Diretório da Arquitetura, estamos preparados para montar os melhores projetos para a sua casa. Que tal conhecer as nossas soluções e melhores propostas? Entre em contato conosco!