Você sabia que o forro do teto carrega a importante missão de garantir conforto térmico e acústico nos ambientes? Pois é! Além disso, a estrutura influencia a estética de um local, já que abriga os dutos, vigas e fiações elétricas, deixando tudo mais organizado.
Pensando na importância do tema, neste post, trouxemos uma lista dos principais tipos de forro. Assim, torna-se mais fácil descobrir quais são as principais diferenças entre eles e, principalmente, as vantagens de cada. Quer saber mais? Continue a leitura!
1. Forro de madeira
Quem procura um visual sofisticado deve considerar a madeira, que é um material nobre e que remete ao conforto. Vale ressaltar que, em projetos contemporâneos, o forro de madeira também se encaixa perfeitamente, já que o material é atemporal.
Lembre-se, no entanto, de que a madeira não é recomendada em ambientes muito quentes ou úmidos. Assim, caso você pretenda instalar esse tipo de forro no banheiro, por exemplo, é necessário investir em um tratamento específico para as peças de Lambri (nome atribuído às placas do forro de madeira).
2. Forro de gesso
Ainda falando em projetos de ambientes sofisticados, o forro de gesso também pode ser uma boa escolha, especialmente porque ele oferece a possibilidade de rebaixamento e inclusão de iluminações embutidas.
Outra vantagem considerável é a facilidade de manutenção ou adequações na estrutura.
Vale considerar, porém, que o gesso tende a absorver a umidade do local e por isso não é recomendável em locais como o banheiro, ok?
3. Forro de bambu
Tratando de possibilidades alternativas às clássicas, você pode considerar o forro de bambu, que oferece um visual aconchegante, como a madeira, mas que não demanda tanto investimento.
Os pontos altos desse revestimento são o bom custo-benefício e o isolamento térmico eficiente. Já os pontos baixos incluem a necessidade de tratamento antes da instalação e a manutenção frequente para evitar a proliferação de fungos, bactérias e pragas.
4. Forro de PVC
Sabemos que a estética desse tipo de forro não é exatamente o ponto mais positivo do material. No entanto, outras vantagens tornam o PVC uma das opções mais escolhidas ultimamente: a praticidade na instalação, o preço acessível e a durabilidade do material.
Porém, é preciso lembrar que as placas de PVC não apresentam bom isolamento acústico ou térmico.
Neste ponto, já devem ter ficado claras as particularidades dos principais tipos de forro, certo? Caso você ainda não tenha se decidido sobre qual é o melhor tipo para a sua obra, reflita sobre o assunto considerando os seguintes pontos:
- orçamento: cada um dos forros citados tem um valor único e, por isso, vale a pena fazer uma pesquisa de preço para definir o escolhido;
- estética: note que cada possibilidade oferece uma aparência diferente. Para escolher o forro, vale a pena observar imagens de projetos com tipos diferentes e escolher o que melhor se encaixa nas suas expectativas visuais;
- durabilidade: algumas opções são menos resistentes que outras, então, caso você não esteja disposto a investir em manutenção, exclua as possibilidades menos duráveis.
Se você curtiu este post, vai ficar contente em saber que a equipe da Diretório da Arquitetura está sempre trabalhando para trazer conteúdos como este! Para acessar as postagens em primeira mão, basta curtir a nossa página no Facebook.