Um projeto de arquitetura impecável deve considerar, dentre outras coisas, a qualidade dos materiais usados no banheiro ou no lavabo da sua casa. E, para acertar na escolha, é preciso conhecer cada pedacinho desse ambiente.
Uma das peças que, mesmo sendo pequena, faz toda a diferença para o banheiro é a cuba. Mas, e aí, você sabe quais são os tipos de cubas para banheiro?
Neste post, decidimos trazer uma lista dos principais modelos desse item, além de diversos conhecimentos válidos sobre o assunto, começando pela diferença entre cuba e lavatório: enquanto o lavatório é instalado separadamente, sem qualquer apoio de móvel ou pedra, a cuba deve ser instalada em uma estrutura à parte ou uma bancada.
Continue a leitura para mais dicas interessantes sobre o tema!
Cuba de apoio
Começamos a lista com uma cuba diferenciada, ótima para quem quer inovar no projeto do ambiente: esse modelo fica sobressalente ao móvel de apoio e totalmente à mostra.
A instalação no espaço demanda apenas um furo na superfície para a passagem do cano e implica na escolha de uma torneira específica: ou de parede ou um modelo de bica alta.
Cuba de embutir
Passando para os modelos mais clássicos, a cuba de embutir é uma das mais utilizadas nos projetos de banheiro. Ideais para espaços pequenos, esse tipo de cuba fica totalmente escondida na bancada e necessita de um recorte perfeitamente ajustado na pedra. As torneiras recomendadas para esse modelo são as de bancada baixa e curta.
Cuba de sobrepor
Esse tipo segue a mesma linha do modelo de embutir. No entanto, as margens da cuba de sobrepor ficam aparentes (apenas o fundo da cuba é escondido pelo armário), o que cria um detalhe bastante charmoso.
Assim, a superfície que for receber a cuba de sobrepor deve ser recortada no formato do item e a torneira pode ser as dos tipos de bancada baixa ou de parede.
Cuba de semiencaixe
Se você está remodelando um banheiro bastante estreito, a cuba de semiencaixe pode ser uma escolha interessante, já que ela é fixada apenas na parte de trás do móvel, ficando, em parte, fora dele, o que possibilita a escolha de um móvel mais estreito.
Caso opte por esse modelo, a escolha da torneira deve se ater aos modelos de bica baixa.
Cuba esculpida
Para os amantes do visual clean, a cuba esculpida é o caminho: feita como uma extensão do mármore, granito ou nanoglass, não apresenta nenhum tipo de divisão entre a cuba e a bancada. Além disso, o ralo fica escondido nas laterais, como uma rampa. As torneiras ideais para esse tipo de cuba são as de parede.
Se você chegou até aqui, já está por dentro dos principais tipos de cubas para banheiro! Já sabe qual deles é o melhor para o seu banheiro? Isso só quem pode dizer é você — de preferência com o apoio de um especialista em ambientes. No entanto, algumas dicas podem garantir uma escolha assertiva. Leve em consideração:
- o estilo decorativo do seu novo banheiro;
- o espaço disponível no ambiente;
- a rotina e necessidade específicas suas e de sua família.
E então, você gostou do nosso post sobre cubas para banheiro? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar amigos ou familiares que estejam pensando em fazer uma reforma!