A importância do Projeto de Combate a Incêndio é o de determinar todas as medidas de segurança que um edifício ou área de risco deve possuir. O projeto serve como um guia para a instalação de todos os equipamentos. Ele determina as características técnicas e mostra exatamente em quais locais devem ser instalados.
O edifício que não possui um Projeto de Combate a Incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros, corre sérios riscos. Por mais que haja equipamentos instalados, sem a análise do órgão, não tem como saber se são corretos e se ainda, estão em quantidade adequada.
Além do risco óbvio de um incêndio, que pode gerar prejuízos financeiros e perda de vidas humanas, existe o risco de punição. O Corpo de Bombeiros está cada vez mais exigente e hoje em dia já tem até poder de polícia para aplicar multas e fechar estabelecimentos.
Antes da atualização da IT número 42 do Corpo de Bombeiros em 2020 apenas um tipo de imóvel estava isento do Projeto Técnico: as residências unifamiliares, ou seja, aqueles onde moram apenas uma única família.
Com a mudança, os edifícios que possuem área construída de até 1.500 metros quadrados não precisam apresentar Projeto de Combate a Incêndio ao Corpo de Bombeiros. Exceto aqueles que possuam alguma característica considerada de risco pela Instrução Técnica.