Nos projetos residenciais, cada detalhe é personalizado, criando assim projetos únicos e conectando com a história do cliente, seu cotidiano, seus valores e seu estilo de vida. A arquitetura residencial destaca-se pela gama sem limites de estilos de projetos. A maioria dos projetos preza características como conforto, praticidade e funcionalidade.
Nas últimas décadas, novos ambientes ganharam destaque em projetos residenciais, como closets, home-office e academia, recebendo a mesma atenção dos tradicionais cômodos de uma casa. Nos apartamentos, o que vêm ganhando espaço são as varandas gourmet, vistas como um espaço ideal para reunir familiares e amigos.
Os projetos de arquitetura residencial são um conjunto de desenhos que servem como base para todas as atividades que serão desempenhadas pela mão-de-obra contratada. Quando o projeto é feito corretamente, diversos erros são evitados, assim, a obra não será atrasada.
São muitos os benefícios ao investir nos projetos de arquitetura residencial, entretanto, alguns se destacam pela sua importância. São eles:
– Segurança: O principal benefício entregue pelos projetos de arquitetura residencial é a segurança, pois o cliente terá a certeza de que todos os processos serão feitos de maneira tranquila.
– Conforto: O conforto está relacionado diretamente com usabilidade, acessibilidade e funcionalidade, ou seja, diz respeito ao acesso da casa por parte dos moradores e visitantes, com total harmonia com a mobília presente.
– Custos: É comum que as pessoas pensem que o investimento em projetos de arquitetura residencial seja muito elevado, entretanto o profissional irá trabalhar com os recursos disponíveis, sempre fazendo todas as etapas sem que o orçamento estabelecido seja ultrapassado.
– Beleza: Os projetos de arquitetura residencial levam em conta a parte estética nas áreas internas e externas. São utilizadas diversas técnicas e materiais para que o imóvel seja esteticamente agradável.
– Proporçōes: As proporções são fundamentais quando se fala nos móveis que vão compor um projeto. Um espaço muito grande não apenas vai precisar de uma quantidade compatível de móveis, como eles devem ter um tamanho adequado. Dessa forma, não ficarão perdidos no espaço, deixando-o sem aconchego, sem vida. Do mesmo modo, um espaço pequeno não pode ter móveis muito grandes que vão interferir na circulação e fazer o espaço parecer ainda menor.
– Satisfação: Após todas essas vantagens, vai ser difícil não haver satisfação. Quando se tem a experiência de ter um profissional qualificado na execução de uma reforma ou construção, é muito provável que o cliente volte a requisitar o profissional em obras futuras.