Quem busca um empreendimento de alto padrão precisa prestar atenção aos detalhes. Além da localização, deve-se levar em consideração o design e os materiais utilizados no interior do imóvel. São eles que trazem uma aura de requinte, com detalhes luxuosos e exclusivos.
Materiais sofisticados são essenciais no acabamento de um apartamento de luxo. Eles podem ser compostos por elementos naturais, como pedras e madeiras, ou produtos industrializados de alta tecnologia, como o porcelanato. Neste artigo, vamos mergulhar nesse universo cheio de glamour. Confira!
O que são os acabamentos?
Os materiais de acabamento de uma obra são os elementos que incorporam personalidade ao ambiente, como revestimentos utilizados em pisos e paredes. São utilizados na fase de finalização de uma construção, com o objetivo de proteger a alvenaria da umidade e da sujeira, e tornar o local mais aconchegante.
Quais são os acabamentos de apartamento mais sofisticados?
Não há uma ordem de importância, todos os itens que iremos listar ajudam a trazer sofisticação ao empreendimento. Muitos deles podem ser utilizados em conjunto, com um resultado final incrível.
1. Mármore
Esse material natural é uma rocha formada por minerais de calcita. Apesar das cores usuais, cada pedra é única e exclusiva, afinal, elas foram forjadas pela natureza há milhares de anos. O mármore pode ser utilizado em pisos — tanto em áreas internas quanto externas —, como revestimento de paredes e na confecção de pias e bancadas.
2. Madeiras nobres
Esse material tem alta resistência e durabilidade — se tratado da forma correta — e é de uma beleza inigualável. Podem ser utilizadas em pisos, portas e janelas, bancadas e até mesmo em colunas e vigas estruturais aparentes. Mas, lembre-se de que é preciso buscar fornecedores certificados e que respeitem os critérios de extração.
3. Metais
Os metais de designs exclusivos e alta qualidade são essenciais no acabamento de apartamentos de luxo. Nessa categoria incluímos as peças utilizadas em banheiros e cozinhas, e os metais de portas e janelas. As peças podem incorporar regulagem de abertura, iluminação, sensores de presença etc.
4. Porcelanato
Apesar de ser um produto industrial, é reconhecido pela sua alta qualidade, durabilidade e beleza. De grande versatilidade e fácil manutenção, podem ser utilizados em pisos, fachadas, paredes e na confecção de pias e bancadas. Podem ser de aspecto rústico, polido, acetinado ou esmaltado.
5. Papel de parede
Talvez alguns não considerem o papel de parede exatamente um acabamento, mas ele é, sem sombra de dúvida, um dos itens que faz toda a diferença em tornar um ambiente luxuoso. Mas, é preciso todo cuidado na escolha do modelo e do material, bem como na sua instalação.
O que define um imóvel de alto padrão?
O acabamento do apartamento não é, necessariamente, o que define se ele entrará na categoria de alto padrão. Não ajuda usar o que há de mais caro, em termo de materiais, se o imóvel está em uma região desvalorizada ou em um edifício decadente.
Outro detalhe, mas não menos importante, é a qualidade de execução dos serviços de instalação. Não adianta ter um piso do mais exclusivo mármore italiano se ele estiver mal colocado.
Lembre-se de que um projeto arquitetônico diferenciado — tanto na unidade, quanto nas áreas comuns —, também contribui para a sofisticação no acabamento de apartamento. Um bom profissional de arquitetura pode ajudar a unir todos esses materiais de forma sofisticada e harmoniosa.
Acompanhe nossas dicas e projetos exclusivos pelo Instagram!