Os moradores de condomínio sabem que não é tão simples fazer uma reforma — independentemente se ela for de grande, médio ou pequeno porte. São inúmeras regras estabelecidas para obras e se engana quem acha que apenas seguir o manual substitui uma orientação profissional.
Afinal, só um profissional capacitado é capaz de se atentar a detalhes que podem passar despercebidos à visão leiga. Mas ainda existe um certo receio de contratar um arquiteto para a realização de uma obra, na maioria das vezes por não conhecer a verdadeira necessidade do seu trabalho.
Neste texto, explicamos de forma clara sobre a atuação do arquiteto em seu condomínio e quais pontos precisam ser considerados durante a reflexão para contratá-lo. Continue a leitura e saiba mais!
Como a atuação do arquiteto pode contribuir para o seu condomínio?
A decisão de realizar uma obra condominial vem acompanhada de diversas preocupações. Nos preocupamos com um resultado satisfatório, cumprimento das normas, contratação de profissionais que transmitam confiança etc.
Sem contar com o custo-benefício que talvez seja o maior receio, afinal, uma obra pode ser um alto investimento. Por isso, precisamos evitar gastos desnecessários. Ao contratar um arquiteto, ele pode ajudar em questões que vão além do projeto inicial e ter um profissional disponível para acompanhar a obra em todas as etapas.
Garantia de legalidade
Para que o prédio funcione de maneira regular, durante uma reforma ou qualquer tipo de operação feita no condomínio, devem ser cumpridas exigências que são estabelecidas por lei. O descumprimento dessas leis pode gerar multas, sanções e até a interdição do ambiente.
Nesse caso, há vantagem na contratação de um profissional porque ele tem conhecimento sobre todas essas regras. É seguro que durante a elaboração do projeto arquitetônico, ele se manterá atento em cumprir normas comuns, como:
- acessibilidade: presença de meios que permitem que todas as pessoas consigam transitar sem complicações no ambiente, respeitando a dignidade dos portadores de deficiência ou pessoas que têm mobilidade reduzida. Para isso, as rampas precisam ter medidas adequadas das quais o arquiteto tem conhecimento. Também se inclui a reserva de vagas do estacionamento e modificações que tornem o condomínio mais acessível;
- proteção contra incêndio: exigida pelo Corpo de Bombeiros para obtenção do alvará de funcionamento. É indispensável contar com itens que garantem a segurança, como extintores, portas corta-fogo etc.
Acesso a obras sustentáveis
Essa é uma pauta atual, que se aplica em diferentes tipos de serviços e também deve estar presente nas áreas residenciais. Empresas especializadas em arquitetura são preparadas para aplicar conceitos sustentáveis durante a reforma, com isso, contribui na economia dos recursos artificiais.
É possível poupar gastos e otimizar o uso de energia elétrica por meio do aproveitamento da luz natural, cores adequadas nas paredes e pela utilização da iluminação de LED, por exemplo.
Também faz parte das ações sustentáveis a inserção de plantas a fim de melhorar a harmonia do local e o bem-estar geral. Um fator importante é o aproveitamento correto da ventilação, pois diminui a necessidade do uso de ar-condicionado e aumenta a qualidade do ar que respiramos.
Valorização do local
Quando pensamos em uma obra, consequentemente queremos que todo o ambiente seja aproveitado e valorizado, certo? Nesse sentido, a atuação do arquiteto também pode contribuir para o sucesso. Um profissional sabe muito bem quais recursos podem ser usados para valorizar o ambiente e se mantém constantemente atualizado às tendências e técnicas do momento.
Sem a ajuda de uma boa orientação é fácil se perder em meio à disposição dos móveis, layout da planta, texturas, cores, estampas, materiais necessários etc. A arquitetura promove uma aplicação inteligente das tendências, tanto no interior, quanto no ambiente externo da obra, focando desde a funcionalidade até a decoração atraente.
Minimização de atrasos e desperdícios
Além do arquiteto fazer o projeto, ele disponibiliza uma lista de materiais que serão usados durante a operação, indica lojas confiáveis com bom custo-benefício e ajuda na escolha da mão de obra qualificada. Ele se disponibiliza para acompanhar e fiscalizar as etapas, assim garante que tudo saia conforme o planejado.
Quando se trata de uma obra, devemos considerar os atrasos que podem acontecer, mas a presença de um arquiteto pode diminuir pequenos problemas que poderiam comprometer o andamento. Isso porque esses profissionais são capacitados para propor novas soluções aos processos construtivos.
Afinal, como escolher a melhor empresa de arquitetura?
A contratação de uma empresa de arquitetura não garante só o acompanhamento dos processos, como também a credibilidade e rapidez, uma vez que essas companhias contam com parceiros que cuidam de cada etapa.
O momento da escolha pode ser complicado por envolver um forte sentimento de confiança, por isso, é importante observar previamente alguns critérios, como:
- contate clientes anteriores: uma boa forma de começar a pesquisa é buscando por indicações de amigos e familiares. A partir disso, é possível saber quais empresas transmitem confiança e proporcionam boas experiências às pessoas de sua confiança. Também busque por indicações nas assembleias condominiais, assim a escolha terá mais legitimidade e os moradores podem fornecer bons contatos;
- pesquise as propostas: marque reuniões com diferentes escritórios para definir os serviços que precisam ser realizados no seu condomínio. A partir desse embasamento, a empresa pode elaborar boas propostas. É bem provável que os valores tenham uma média semelhante, então, os serviços fornecidos que definirão a escolha. Fique atento às propostas que estejam muito abaixo da média, apesar de serem inicialmente atraentes, aumentam a probabilidade de fornecer um serviço com qualidade inferior ao que seu condomínio merece;
- discuta as opções em reuniões: pode ser montada uma comissão com moradores e membros da administração, pois é uma boa opção para democratizar a escolha. Durante a reunião, devem ser analisados os valores e se os serviços oferecidos pela empresa condizem com as necessidades do projeto. Apenas fechem o contrato com a empresa quando todos da comissão e moradores tiverem total esclarecimento sobre a proposta.
Agora que você já entendeu quais são os benefícios da atuação do arquiteto na obra do seu condomínio, basta considerar os motivos citados e escolher uma empresa da área. A Diretório da Arquitetura & Urbanismo é uma dessas empresas especializadas em obras de áreas residenciais, com anos de experiência no mercado e foca em atender as necessidades dos cliente de acordo com cada projeto.
Depois de saber a importância desse profissional, não faça uma obra sem orientação adequada. Tem interesse em receber uma proposta? É simples: entre em contato conosco e solicite!