É fato que já estamos nos adaptando a alguns cuidados contra a COVID-19, antes, tudo era novidade e nos instalamos de uma forma diferente na nossa própria casa. Aos poucos, com a rotina do home office, percebemos que termos como adaptação, autocuidado e ergonomia são realmente necessários para a manutenção de uma rotina de isolamento com mais tranquilidade. Mas espera aí! Você realmente sabe quais são os benefícios da ergonomia?
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre esse termo que não está atrelado exclusivamente ao ambiente corporativo. Se você se preocupa em manter a sua casa um local saudável e propício para um descanso de qualidade, precisa saber como e por quais motivos deve aplicar a ergonomia no seu lar.
Siga a leitura para compreender mais sobre o tema!
Onde a ergonomia deve ser aplicada?
Em primeiro lugar, é interessante que você entenda o que é ergonomia. Para isso, podemos analisar a palavra: note que “ergon”, em grego, significa trabalho, e “nomos” corresponde a normas. Assim, podemos entender que ergonomia corresponde às normas no trabalho no sentido físico, ou interação do homem com a máquina.
É claro que esse conceito se aperfeiçoou e, dadas tantas vantagens, foi aplicado em outros ambientes. Sim, os princípios da ergonomia (de cuidado com a postura e condições adequadas do corpo no ambiente) podem ser implantados em diversos ambientes, entre os quais estão o seu escritório, quarto e até sala de estar.
Como garantir a ergonomia correta nos ambientes?
Ao pensar em ergonomia nos ambientes da sua casa, você deve considerar principalmente a saúde do seu corpo durante a interação com o espaço. Geralmente, a postura ergonomicamente correta é uma das maiores preocupações, mas há diversos cuidados que podem ser aplicados, como:
- as cadeiras dos ambientes devem permitir uma posição de um ângulo de 90º entre o quadril e os joelhos;
- a altura das mesas precisa considerar a altura média das pessoas da casa;
- os tecidos utilizados nos estofamentos, principalmente, devem levar em consideração o conforto e o frescor;
- os ambientes devem ser bem ventilados e iluminados (vale dar preferência à iluminação natural) etc.
Quais são as vantagens da ergonomia?
Ao pensar em ergonomia aplicada nos ambientes, é impossível não considerar os benefícios que ela oferece aos presentes. Fique sabendo que a lista de benefícios é realmente longa, mas selecionamos alguns dos principais para apresentar a você. Veja:
- diminuição de incidência de problemas de saúde (principalmente os ligados à postura e ao esforço repetitivo);
- momentos de descanso mais confortáveis (considerando que as costas, pernas e o pescoço estão bem posicionados);
- diminuição do estresse;
- aumento da produtividade;
- garantia de melhoria na qualidade de vida etc.
Prontinho! Chegando até aqui, você descobriu o que é, onde pode ser aplicada e os reais benefícios da ergonomia. Note que, ao pensar nessa estratégia, você está priorizando sua saúde e bem-estar e de todas as pessoas que moram ou que visitam a sua casa.
Falando em visitas, enquanto devemos evitar os encontros pessoais, que tal um encontro virtual? Siga a Diretório da Arquitetura nas redes sociais e acompanhe o que estamos fazendo nos outros espaços da internet!