Espelho, espelho meu, existe efeito mais belo do que o seu? Essas peças já foram consideradas por algumas civilizações antigas como objetos de adivinhação e até mesmo portais para outras dimensões. Eles são versáteis, lindos e agradam praticamente todo mundo. Não é para menos que usar espelhos na decoração caiu no gosto de arquitetos e designers de interiores.
Mesmo com tanta beleza e utilidade, é preciso ter alguns critérios para não transformar o ambiente em uma “casa dos espelhos”, confusa e de visual poluído. Não se preocupe, nós vamos contar todos os segredos para você aprender a usá-lo de forma correta na sua decoração! Confira o post!
Quais as vantagens de usar espelho na decoração?
Impossível ficar indiferente quando entramos em um ambiente que tem um lindo espelho, certo? Não é à toa que ele exerce algumas funções muito importantes na decoração.
Nunca saem de moda
É possível combinar esse objeto com qualquer estilo, desde os mais clássicos até os ultramodernos. O que faz a diferença são as molduras e os formatos, mas sem perder o charme.
Ampliam ambientes
Talvez esse seja o motivo que mais leva as pessoas a usarem o espelho na decoração, principalmente em ambientes pequenos. Ao instalar peças grandes, como as que ocupam a parede toda — do teto ao chão — ele cria o efeito de amplitude e o cômodo parece dobrar de tamanho.
Se você prestar atenção, quase todo apartamento decorado em stands de venda tem um enorme espelho na sala. Nunca reparou? Justamente para passar a sensação de que o espaço é muito maior. Quanto menor o ambiente e maior o espelho, mais intenso será o efeito.
Trazem sensação de requinte
Com o uso do estilo correto é possível trazer sofisticação e elegância a um ambiente, sem a necessidade de realizar mudanças estruturais. Importante salientar que a peça deve ser de boa qualidade, para não causar distorções e não manchar com o tempo. O modelo escolhido também precisa estar em harmonia com a decoração.
Oferecem versatilidade
Incluir um espelho na decoração pode ser muito versátil, pois é possível personalizar o design, escolher os acabamentos e até películas que proporcionam efeitos diversos. Para um ambiente mais clássico, por exemplo, é indicado o uso de peças grandes com molduras ornamentadas, que podem ser douradas ou em madeira.
Em contrapartida, se o estilo é moderno, prefira as linhas retas ou formatos geométricos, com ou sem molduras. Eles podem ser uma ótima opção para quem mora em um imóvel alugado e não pode fazer grandes reformas. Prefira as peças de fixação simples ou com apoio no chão.
Iluminam o ambiente
Os espelhos servem para suavizar espaços com móveis ou pisos escuros, pois ajudam a refletir a luz natural, se colocados próximos a uma janela. Também é possível conseguir esse efeito com iluminação artificial direcionada. Para isso, ele deve ser posicionado em um lugar em que a luz reflita sobre ele e espalhe para o ambiente.
São funcionais
Não dá para imaginar um banheiro ou um closet sem espelho, não é mesmo? Até mesmo o mais humilde dos modelos atrás de uma porta pode ser extremamente útil para aquela checada de última hora no look final.
Espelhos com iluminação apropriada podem ser instalados em penteadeiras, ficam um charme e ajudam a compor a decoração, além de serem úteis, é claro.
Como usar os espelhos em cada ambiente?
Além de escolher o estilo correto, é preciso aproveitar o máximo de benefícios que o espelho pode oferecer em cada cômodo.
Hall de entrada
Para algumas filosofias místicas, como o Feng Shui, o espelho ajuda a equilibrar as energias da casa. Entretanto, nem é preciso acreditar nisso para perceber que uma peça estrategicamente colocada no hall de entrada cria um lindo efeito. Ele pode ser usado em frente à porta de entrada, na parede inteira ou em cima de um aparador.
Lavabos e banheiros
A altura mínima ideal do espelho deve ser de 30 centímetros. Dessa forma, ele consegue refletir a imagem da cabeça e de parte do tronco, ao passo que a largura deve ser de pelo menos 50 centímetros para que seja possível enxergar os ombros e a cabeça em um único quadro.
Sala de jantar
Já mencionamos que o uso do espelho na decoração é um recurso fundamental para dar sensação de amplitude, certo? Especialmente quando falamos de salas de jantar. Eles podem acompanhar um aparador ou buffet, mas também deixam um efeito incrível se ocuparem uma parede inteira junto à mesa.
Sala de estar
Sabia que também é possível usar o espelho para deixar um ambiente muito amplo mais aconchegante? Parece contraditório, mas a dica é instalar a peça bem no alto da parede e deixar a parte superior levemente inclinada para a frente, dessa forma, ele refletirá menos o espaço do que posicionado a 90 graus.
Quartos
É comum usar espelhos em portas de armários, principalmente se você não tiver um closet. Contudo, em uma decoração mais moderna, utilize a peça apenas apoiada no chão. Além de útil, ela vira um objeto de decoração.
Cozinha
Eles podem ser instalados como uma faixa ou roda banca espelhada, entre a bancada e a parte de baixo dos armários da cozinha, para dar uma sensação de amplitude. Também é comum usar o espelho ou vidro espelhado em uma ou duas portas de armário como destaque.
Como escolher um espelho de boa qualidade?
Um espelho de boa qualidade depende do vidro em que é fabricado e da vedação que protege as substâncias refletivas da oxidação. Quanto menor a espessura da lâmina, maior a probabilidade de haver uma distorção, e quanto maior o espelho, mais evidente ela fica. Portanto, se o espelho for muito grande, o vidro deve ter no mínimo 6 milímetros de espessura.
Com todas essas dicas de como usar espelho na decoração, você já consegue renovar a sua casa e trazer mais charme e requinte para os ambientes. Porém, lembre-se de prestar atenção ao que vai ser refletido, para que o efeito seja o esperado. A imagem precisa ser agradável.
Quer mais dicas e conteúdos sobre decoração? Curta nossa página no Facebook!