Analisar inspirações pode ajudar no processo de planejamento da casa dos sonhos. É muito comum o cliente já chegar com uma ideia da sua casa, mas muitos têm dúvidas e nesse post vamos simplificar e deixar didático para te ajudar a escolher o estilo ideal para sua casa.
1- Estilo rústico:
A fachada rústica é sem dúvidas singular. São por natureza fachadas mais “pesadas” expondo robustez e elegância com elementos naturais como madeira, concreto e pedra.
Os materiais brutos podem se misturar com partes modernas com aberturas em vidro, criando fachadas imponentes.
2- Estilo contemporâneo:
Formas geométricas bem marcadas, uso abundante de vidro e concreto são marcas registradas da arquitetura contemporânea.
Materiais e revestimentos super atuais não podem faltar nesse estilo. A integração com a natureza também é uma forte característica.
3- Estilo minimalista:
Muito da inspiração do estilo minimalista vem das artes, de movimentos modernos como o Cubismo, e por isso a força do estilo entre artistas e vanguardistas de polos criativos como Nova York e Londres. Dentre os principais traços das casas minimalistas estão as linhas retas, formas geométricas e a simplicidade nos elementos. Muitos amantes de design são adeptos do estilo, e a sofisticação vem da aposta de que “menos é mais”.
4- Estilo americano:
Se você já assistiu à alguns filmes de Hollywood, deve ter notado a amplitude e elegância das casas americanas. Em sua grande parte, caracterizam-se pela garagem fechada, telha shingle e molduras nas janelas, portas e beirais.
De fato, é fácil reconhecer uma casa americana. São ideais para o loteamento ou condomínios fechados já que os muros baixos e paisagismo dão a sensação de expandir o seu espaço.
5- Estilo neoclássico:
O estilo neoclássico nada mais é que o contemporâneo com elementos, detalhes e características clássicas, onde a imponência e a sofisticação são mais valorizadas.
Entre os elementos neoclássicos que se destacam na fachada estão os grandes ornamentos decorativos, a simetria perfeita e as esquadrias, que possuem estruturas mais verticais do que horizontais. Essa combinação alonga a residência e a torna mais alta, monumental e imponente.