O paisagismo corporativo tem sido assunto frequente dentro das corporações nos últimos anos. Quanto mais o tempo passa, mais ficam evidentes os benefícios de contar com um projeto pensado sob medida para as empresas. O conceito de paisagismo difere da ideia de jardinagem. No paisagismo, mais do que alocar algumas plantas, o projeto deve pensar nas espécies e tipo de vegetação de acordo com o principal objetivo do espaço. Sabemos instintivamente que estar perto de vegetação nos faz sentir mais à vontade com o nosso entorno. Nós nos sentimos menos estressados quando há plantas ao nosso redor. Os edifícios se tornam mais silenciosos e mais relaxantes, mas, ao mesmo tempo, mais estimulantes e interessantes para o convívio.
Para fazer bom uso da vegetação nos espaços corporativos, é fundamental ter um projeto que especifique quais espécies combinam com cada ambiente. O espaço em que a planta vai viver deve oferecer condições parecidas com aquelas do seu ambiente original, e receber nutrição e água respeitando esse princípio.
As cactáceas como o mandacaru, originário do Nordeste, e a zamioculca, que veio da África, por exemplo, são as melhores opções quando se pretende preencher espaços próximos à janela, recebendo luz direta durante muitas horas do dia.Já o canto escuro da sala ou do corredor deve receber plantas típicas da mata, que ficam numa área coberta pela vegetação. É o caso do filodendro, que precisa de umidade e, por isso, pede manutenção cuidadosa, como drenagem do solo, para que não apodreça.
Várias plantas como o filodendro roxo e a palmeira ráfia têm a capacidade de absorver gases tóxicos do ambiente produzidos pelo tricloroetileno, o formaldeído e o amoníaco.
O filodendro vive bem em temperaturas entre 21 e 32 graus Celsius e não tolera extremos. Além disso, precisa de solo úmido e drenado e de. muita luz, adaptando-se em salas com iluminação fluorescente em torno de E = 300 lux.
A aresta bambu, por sua vez, cumpre a função de absorver gases de tintas em ambientes recém-pintados. O clorofito é uma planta com poder de retirar do ar o monóxido de carbono presente em locais fechados, nos quais há lareira ou fumaça de cigarro.
Parede verde ou jardim vertical interno, jardim de inverno e vasos de plantas espalhados pelos ambientes são ótimas opçōes de paisagismo corporativo.