Para quem pode se manter em casa na quarentena provocada pela crise de COVID-19, alguns momentos foram destinados a encontrar um hobbie que pudesse entreter e garantir a manutenção da saúde mental. Se você está lendo este post sobre projeto de jardim suspenso, pode ser que o seu passatempo encontrado tenha sido cuidar de plantas. Acertamos?
Geralmente, essa introdução aos cuidados com as plantas vem de um vasinho comprado ou de uma muda ganhada por alguém. Então, cria-se gosto pelo assunto e a vontade de construir um espaço dedicado às espécies vem com força.
Se é esse o seu caso, fique ligado nas próximas dicas para entender como viabilizar um projeto de jardim suspenso em casa!
Por que vale a pena ter plantas em casa?
Já sabemos que você se interessa por plantas e que está pensando em construir um jardim suspenso em casa, mas vale a pena reforçar que essa é uma superideia e que, inclusive, acarreta diversos benefícios para você e todos os outros moradores da casa.
Confira uma lista rápida de benefícios do cultivo e da presença das plantas em casa:
- limpam o ar;
- ajudam a relaxar;
- afloram a criatividade;
- auxiliam a concentração;
- minimizam alergias;
- decoram o ambiente.
O que preciso para construir um jardim suspenso na minha casa?
Os jardins suspensos são estruturas que viabilizam o plantio de maneira vertical. Assim, esse projeto fica bem tanto em casas com mais espaço quanto em apartamentos menores.
É certo que esse cantinho oferece um efeito estético diferenciado, porém, para que o esforço valha a pena e você fique satisfeito com o resultado, é necessário pensar em diversos detalhes. Siga a leitura para entender o que deve ser considerado para a montagem da estrutura do jardim suspenso!
Estrutura
O primeiro passo é considerar que as suas plantas precisam estar seguras, sem correr o risco de cair enquanto são cultivadas. Portanto, é importante definir uma estrutura correta para o jardim suspenso. Esse é o momento de escolher a parede, os materiais utilizados e como os vasinhos se manterão fixos.
Irrigação
Independentemente da espécie de planta que você cultiva, ela certamente vai precisar ser regada em algum momento. É necessário observar a questão da irrigação do seu jardim suspenso, de maneira que, quando regar as espécies, você não prejudique a parede da sua casa (com escorridos ou umidade, por exemplo) e não molhe o chão do espaço.
Iluminação
Além de água, um solo fértil e bons cuidados, as suas plantas precisam se manter em um local com incidência solar e, para isso, é importante que você escolha uma parede que ofereça essa condição. Além disso, pensando no lado estético do projeto, a implantação de iluminação estratégica no local também pode garantir resultados impressionantes.
Chegando até aqui, você descobriu alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração para a montagem de um projeto de jardim suspenso. Deve ter percebido, portanto, que construir esse cantinho vai além de apenas plantar as suas mudinhas favoritas: é preciso considerar diversos pontos além da jardinagem.
Por isso, a nossa última dica é que você conte com uma equipe especializada para preparar o projeto de jardim suspenso. Assim, você e as suas plantinhas cultivadas garantem um local seguro, bonito e propício para o cultivo de várias espécies.
A equipe da Diretório da Arquitetura é especialista no assunto e certamente vai ajudá-lo. Entre em contato com a gente para descobrir quais são os próximos passos para construir o seu jardim suspenso!