Neste texto, vamos conversar sobre os projetos paisagísticos residenciais, por isso, vale a pena entender o paisagismo. Você sabe o que é? Muita gente acha que esse conceito se resume apenas ao planejamento de jardins ou praças, mas não é só isso! O paisagismo tem como principal objetivo planejar e gerenciar espaços livres, privados ou públicos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o paisagismo, está na hora de entender como ele pode se aplicar no ambiente residencial. Vamos conferir? Então siga a leitura do artigo!
As vantagens de ter plantas em casa
Não é novidade para ninguém que ter plantas em casa é um hábito muito benéfico, tanto porque as plantas purificam e melhoram a qualidade do ar quanto pela influência do ambiente: a criatividade e o foco aumentam muito com a presença das plantas em casa.
É claro que também temos que considerar a aparência dos ambientes, certo? Dessa maneira, vale reconhecer que o poder das plantas torna a casa muito mais bonita e refrescante, além de super aconchegante.
O paisagismo residencial
As plantas não precisam se conter em ambientes externos e o paisagismo residencial garante com excelência que isso definitivamente não aconteça! Contando com um projeto paisagístico residencial, você acessa o melhor das plantas de maneira que tudo se mantenha nos melhores lugares do seu lar.
Se você está pensando que o seu apartamento não conta com uma área externa enorme ou que o quintal da sua casa não tem espaço de terra livre e que, por isso, não será possível aproveitar o paisagismo residencial, você está enganado!
É possível incluir essa técnica na sacada do seu apartamento, na sala de estar ou até em um cantinho da cozinha. O importante é que você conte com um bom projeto paisagístico. Entenda, no próximo ponto, o que define um bom projeto paisagístico residencial!
Os melhores projetos paisagísticos residenciais
Para um projeto paisagístico residencial ser realmente bom ele precisa funcionar para a família que mora na casa. Ou seja, a escolha de plantas presente no projeto deve ser estratégica. Por exemplo, se há pets ou crianças na casa, as plantas devem ser escolhidas pontualmente pensando nisso (já que algumas espécies podem ser tóxicas).
Além disso, a área escolhida precisa ser determinada pela incidência de luminosidade, assim como a preparação da terra, já que as plantas necessitam de umidade, o que pode ocasionar infiltração e até mofo nos ambientes.
Mas é claro que não para por aí! Em um projeto residencial paisagístico há diversas outras escolhas estratégicas para que as plantas na casa impactem apenas positivamente a experiência dos moradores e quem sabe como defini-las são os especialistas na área.
A equipe da Diretório da Arquitetura e Urbanismo conta com os profissionais mais bem preparados para oferecer os melhores projetos paisagísticos residenciais. Vale a pena conversar com a nossa equipe para que você entenda quais são os próximos passos para incluir a presença das plantas no seu ambiente.
Quer saber mais sobre as possibilidades de projetos paisagísticos residenciais? Então entre em contato com a gente!