Realizar o controle financeiro de um condomínio pode ser uma tarefa árdua. Isso pode se complicar ainda mais se o síndico não tiver conhecimento o suficiente sobre questões de gestão financeira e tributária.
[rock-convert-pdf id=”1796″]
Por desconhecimento técnico, ele pode cometer erros que coloquem o dinheiro do condomínio em xeque, prejudicando o crescimento e a manutenção do local. Assim, ao deixar o controle com uma administradora, ele pode estar ganhando tempo e, ao mesmo tempo, garantindo eficiência no controle financeiro.
Uma das opções oferecidas pelas administradoras é o uso de uma conta pool. Você já ouviu falar nisso? Se ainda não, leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o tema.
O que é conta pool?
A conta pool é um tipo de conta bancária que funciona de forma coletiva. Ou seja, uma administradora reúne, em um mesmo local, os recursos de diversos condomínios pelos quais é responsável.
Como ela funciona?
Toda administradora de condomínios deve gerenciar as receitas de cada um dos empreendimentos de forma individualizada. Nessa modalidade, o síndico não poderá controlar a movimentação financeira na conta do condomínio por meio de extratos bancários, apenas por relatórios elaborados pela própria administradora.
Quais as vantagens e desvantagens da conta pool?
A conta pool pode ser extremamente vantajosa para o síndico que deseja uma maior praticidade no seu trabalho de gestão de condomínios. Isso porque libera-o do compromisso de realizar a gestão financeira do local, deixando essa tarefa a cargo da administradora.
Ela será responsável por todo o recolhimento de impostos, pagamento dos funcionários que ali trabalham, realizar a cobrança das taxas condominiais, entre outros. Então, se o síndico não tem conhecimento na área de finanças, deixar esse ponto a cargo de quem realmente entende pode ser extremamente vantajoso e, também, minimiza os riscos de erros.
Também é possível colocar como vantagem:
- redução nos gastos com taxas de bancos, já que as instituições financeiras tendem a oferecer melhores condições para administradoras;
- a administradora tem maior aporte para conseguir lidar com a inadimplência dentro do condomínio, gerenciando recursos e realizando a cobrança de forma, muitas vezes, mais eficiente do que o síndico conseguiria fazer;
- o síndico pode utilizar o tempo que gastaria com a gestão financeira com outras questões do condomínio.
Já entre as desvantagens estão a insegurança que ela pode trazer para o condomínio como um todo. Isso porque o extrato bancário não pode ser obtido pelo síndico, então todos os moradores deverão contar com a boa-fé da administradora. Em caso de problemas ou ações ilícitas, os moradores poderão demorar para descobrir o ocorrido, o que pode levar a uma demora no reconhecimento da fraude e, até mesmo, inviabilizar a resolução do problema.
Outras desvantagens são:
- o dinheiro que é depositado em fundos de investimento não rende remuneração para o condomínio em si, mas para a administradora;
- é mais difícil identificar fraudes financeiras;
- se a administradora vier à falência, o condomínio poderá ficar sem toda a quantia depositada na conta pool.
Quais as principais dicas para escolher uma conta pool para condomínios?
Mesmo diante da necessidade de confiar na administradora e na legalidade de suas ações, muitos condomínios preferem contar com uma conta pool para aliviar as obrigações do síndico e reduzir possíveis erros que possam acontecer.
Para isso, é fundamental saber como escolher uma conta pool, de forma a conseguir os melhores resultados para o condomínio. Algumas dicas fundamentais são:
- descubra se a convenção do condomínio autoriza o uso de uma conta pool;
- verifique o contrato com a administradora e as obrigações dela diante dessa opção;
- pesquise dados importantes da administradora, como informações comerciais, judiciais e fiscais da empresa;
- cheque as referências da administradora;
- converse com outros síndicos que são clientes da administradora e veja se o serviço oferecido é de confiança;
- confira se há processos em andamento contra a administradora no que concerne a esse serviço de gestão financeira.
A conta pool, quando bem utilizada e monitorada, pode facilitar o controle financeiro e contábil do condomínio, permitindo que o síndico se dedique a outras tarefas tão ou mais importantes para melhorar a estrutura do local.
Quer mais dicas interessantes que auxiliarão a administrar melhor o seu condomínio? Assine nossa newsletter e receba-as em seu e-mail!