Quando se fala em decoração, os primeiros itens que nos veem à mente são os móveis e a paleta de cores utilizada. Contudo, existe um outro elemento que, apesar de bastante visível, recebe pouca atenção: o teto. Isso mesmo! Um acabamento diferenciado no teto do imóvel pode oferecer um resultado mais que especial, trazendo elegância, aconchego e sofisticação para o ambiente principalmente quando trabalhado em conjunto com as luzes.
Ficou curioso para saber como investir em uma decoração do teto? A sanca de gesso pode ser o diferencial que você precisa no seu ambiente. Então, continue a leitura e confira este material que preparamos sobre o assunto.
O que são sancas?
Diferentemente dos forros, as sancas são uma espécie de moldura utilizada no encontro entre o teto e as paredes. Elas podem ser confeccionadas a partir de vários materiais como a madeira ou o polietileno, mas o mais utilizado é o gesso. Além disso, devido a sua versatilidade, ela combina com diversos estilos de decoração, desde os mais clássicos aos mais modernos e ousados.
Quais são os principais tipos de sancas?
Existem três tipos de sancas que podem ser instalados no seu imóvel. Que tal continuar a leitura e conferir quais são eles e suas particularidades?
Sancas de gesso abertas
São aquelas que criam a ilusão de flutuação do teto devido à sua abertura na parte central. Esse tipo de sanca costuma ser usado junto de fitas led que são instaladas nos vãos entre a peça e o teto, que ajudam a proporcionar um ambiente mais intimista e aconchegante.
Também permite uma maior versatilidade nos desenhos, como ondas, faixas e relevos. Aqui, a criatividade está liberada!
Sancas de gesso fechadas
Esse tipo de sanca não permite a instalação de uma iluminação difusa. Além disso, o rebaixamento do teto é feito apenas nas laterais — ou seja, no encontro entre o teto e as paredes.
É um estilo mais recomendado para quem busca proporcionar uma decoração mais clássica.
Sancas de gesso invertida
Esse modelo apresenta certa semelhança à sanca de gesso aberta. No entanto, o rebaixamento ocorre apenas no centro do teto, e suas laterais são abertas, onde pode ser instalada uma iluminação indireta no ambiente.
Quais as vantagens de se utilizar sancas de gesso?
As sancas de gesso são uma excelente alternativa para aqueles que desejam adicionar um toque a mais na decoração do seu cômodo. Isso porque, apesar de pouco explorado, o acabamento no teto do imóvel confere um ambiente mais aconchegante, moderno e diferenciado.
O projeto de sancas de gesso deve ser muito bem pensado, uma vez que a iluminação precisa conversar com o estilo escolhido. Para isso, contar com o auxílio de um arquiteto é o ideal. Isso porque ele é o profissional capacitado para dar apoio na escolha do tipo de sanca ideal para o cômodo que será instalada.
Se você quer ficar por dentro de mais novidades e posts como este, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar tudo o que a gente conta por lá — estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.