A gente não tem dúvida de que, para você, a cozinha da sua casa precisa ser linda, mas também funcional. Afinal, não adianta ter um ambiente digno de capa de revista se, quando for cozinhar, não conseguir utilizar tudo o que a cozinha poderia oferecer, concorda? Assim, além de todos os elementos importantes, os tipos de torneira para cozinha também precisam ser considerados e muito bem escolhidos.
Afinal, a higienização de alimentos, louças e afins precisa ser feita com o mesmo carinho e praticidade que as outras atividades essenciais na cozinha. E então, você aceita o nosso convite para conhecer os principais modelos de torneira para cozinha? Se a resposta for sim, você pode seguir a leitura com atenção!
1. Torneira convencional
A torneira convencional é aquela que todos conhecemos, e sua função é única e simples: encaminhar a água para a pia, mas os designs são bem variados. Dentro desse tipo de torneira para cozinha, é importante definir a altura da bica, a cor da torneira (existem torneiras de diversas cores!) e também o estilo da peça.
Torneira de parede
Essa opção é bastante conhecida e utilizada nas cozinhas. A torneira de parede é instalada, como o nome indica, na parede e necessita de um ponto da rede hidráulica para ser instalada. Nesse estilo, as vantagens principais são a possibilidade de usar qualquer tipo de cuba na cozinha e economizar espaço.
Torneira de mesa
Outra opção muito utilizada de torneira convencional é a torneira de mesa, que é instalada na bancada da cozinha, podendo ser utilizada em conjunto com diversos tipos de cubas. Considerando que esse design é o mais utilizado, uma das principais vantagens dele é a variedade de estilos e cores.
Torneira de chão ou teto
Se você está buscando reinventar a cozinha, pode ser que goste da ideia dessa torneira: ela é instalada diretamente no chão ou no teto da cozinha, o que é bastante chamativo e diferenciado, concorda? Vale lembrar que, para usar esse tipo de torneira, é necessário adequar a rede hidráulica da sua casa.
2. Torneira multitemperatura
Para quem foge da pia cheia de louça quando o tempo esfria, a torneira multitemperatura é uma boa escolha. Nesse estilo, você pode escolher entre as de modelo com misturador (que oferece dois registros para atingir a temperatura da água ideal) ou elétrica (nele, o grau de calor da água estará predefinido e basta acionar o botão correspondente à temperatura desejada).
3. Torneira com filtro
Há quem prefira comprar água filtrada para beber e cozinhar, para esse público, a torneira equipada com filtro é uma boa escolha, afinal, basta girar o registro para garantir um resultado seguro e satisfatório.
Além disso, a escolha é interessante para quem considera comprar um aparelho de filtro de água, já que essa torneira poupa espaço, investimento e oferece a mesma qualidade para o líquido. Lembre-se, porém, que para adquirir uma torneira com filtro, é interessante pesquisar sobre a marca e escolher uma que conte com certificados de qualidade e segurança.
4. Torneira com giro 360º
Aos que gostam do estilo moderno e carregado de design, a torneira com giro 360º é uma super alternativa! Afinal, ela carrega um design único, moderno e muito elegante. Uma das principais vantagens desse tipo de torneira para cozinha é o alto alcance, assim, você pode encaminhar a água até o final da bancada com bastante facilidade.
5. Torneira com ¼ de giro
Voltando para a proposta de modelos convencionais e bastante utilizados, a torneira com ¼ de giro também pode ser encontrada em diversos projetos de cozinha. O diferencial desse tipo de torneira para cozinha é o sistema de abertura (gira apenas até 90 graus). Isso garante que o reparo da torneira seja menos desgastado com o tempo, aumentando a durabilidade da torneira.
6. Torneira automática
Para quem deseja reduzir o desperdício de água, a torneira automática é uma opção assertiva. Isso porque o fechamento da torneira é automático por meio de um timer. Esse modelo é bastante utilizado em ambientes públicos, mas também existem modelos específicos para cozinhas residenciais.
7. Torneira com sensor
Esse tipo de torneira para cozinha também é do estilo automático, porém, conta com uma tecnologia mais rebuscada e é acionada apenas por um sensor de presença. Nessa possibilidade, a torneira não conta com nenhum registro, o que torna a peça mais clean.
O valor dessa peça geralmente é superior, já que é equipada com esse sensor, mas o investimento pode ser recuperado pela economia na conta de água.
Se a sua leitura chegou até aqui, você já conhece os principais tipos de torneira para cozinha e, considerando a variedade de estilos e funcionalidades, pode ser que esteja em dúvida de qual é o melhor tipo. Não se preocupe, aqui vão algumas dicas:
- priorize um material de qualidade, a melhor opção é a torneira de metal pela resistência, já o miolo pode ser de liga de cobre, zinco, aço inoxidável ou latão;
- considere o estilo decorativo da cozinha, se o ambiente for mais moderno, vale a pena seguir a mesma linha (a torneira precisa fazer parte do ambiente, nada de deixá-la avulsa na cozinha!);
- meça a distância entre a saída de água e a borda da cuba, o ideal é que a torneira fique a uma distância de 10 a 15 centímetros da borda da cuba, assim você evita bagunças e respingos;
- confira se o diferencial da torneira será utilizado, para que comprar, por exemplo, uma torneira com um super alcance, se a pia é pequena?;
- reconheça as suas prioridades, porque, às vezes, não é possível encontrar todas as qualidades em uma só torneira.
E aí, você fica com o tipo de torneira para cozinha que oferece uma água quentinha ou prefere a do tipo que filtra a água? Vale reforçar que as dicas comentadas neste post podem ser aplicadas nas diversas escolhas para preparar uma cozinha incrível ou qualquer outro ambiente da sua casa.
Falando em ambientes incríveis e dicas úteis, aqui vai mais um convite especial: siga a Diretório da Arquitetura e Urbanismo no Instagram e acesse diversos materiais preparados exclusivamente para você.